Compartilhe este texto

Brasil se abre às Big Techs para evitar tarifas de Trump

Por Portal Do Holanda

30/07/2025 14h12 — em
Mundo


Foto: Reprodução

Diante da iminência de novas tarifas impostas por Donald Trump, o governo brasileiro está flexibilizando sua postura em relação à regulamentação das big techs. O Palácio do Planalto, que antes defendia a inegociabilidade do tema, agora se mostra aberto a discutir a regulamentação das redes sociais e a conceder benefícios fiscais específicos ao setor.

A mudança de abordagem ocorreu após uma reunião entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e executivos de empresas como Meta, Google, Amazon e Apple, realizada ontem (29). Este foi o segundo encontro desde que Trump anunciou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. As plataformas apresentaram uma lista de demandas que serão negociadas em uma mesa de trabalho dedicada.

Essa flexibilização é vista como um gesto de boa vontade do governo brasileiro para dialogar sobre pautas concretas, e aliados de Lula acreditam que os interesses das big techs são cruciais na decisão de Trump de taxar o Brasil.

A possibilidade de o Brasil taxar as big techs em retaliação às tarifas americanas também foi debatida. Embora o governo não tenha garantido a isenção de impostos, o secretário de Políticas Econômicas da Fazenda, Guilherme Mello, assegurou que qualquer decisão será precedida de diálogo.

Críticas ao Pix, como o parcelamento de compras, foram levantadas por empresas de cartão de crédito. No entanto, o tema não será incluído nas negociações com as big techs, pois é uma demanda específica do setor de cartões.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo