Bessent afirma que EUA e China podem ter relação muito produtiva
WASHINGTON, 10 Fev (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta terça-feira que a relação dos EUA com a China pode ser muito produtiva e saudou Pequim como rival.
“A relação entre os EUA e a China está agora em um momento muito confortável. Seremos rivais, mas queremos que a rivalidade seja justa”, disse Bessent em uma participação por vídeo em um evento organizado pelo BTG Pactual em São Paulo. “Não queremos nos desvincular da China, mas precisamos reduzir os riscos.”
Bessent está se preparando para se reunir com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, nas próximas semanas, antes da visita planejada do presidente dos EUA, Donald Trump, à China em abril.
O Tesouro não divulgou detalhes sobre a data ou o local do encontro de Bessent com He.
Bessent disse na conferência que os EUA estão trabalhando para “retomar a soberania” da China em setores estratégicos, incluindo minerais essenciais, semicondutores e medicamentos.
“Sempre seremos concorrentes”, disse ele. “E acredito que a concorrência nos torna melhores, nos impede de estagnar.”
No longo prazo, ele disse que a China teria que reequilibrar sua economia, acrescentando que “o mundo não pode ter uma situação em que a China mantenha persistentemente um superávit comercial de US$1 trilhão. Isso simplesmente não é possível.”
(Por Andrea Shalal e Marcela Ayres)
ASSUNTOS: Mundo