Compartilhe este texto

Covid: STF vai investigar ex-ministro da Saúde Pazuello por crise do oxigênio em Manaus

Por Portal Do Holanda

24/03/2024 18h27 — em
Amazonas


Foto: Jefferson Ruddy / Agência Senado

Manaus/AM - O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou que o deputado federal e ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, será alvo de investigação relacionada às mortes de pacientes de Covid-19 em Manaus, devido à falta de oxigênio nos hospitais em janeiro de 2021. A notícia foi divulgada pela Coluna Radar, da Revista Veja, sob a autoria do jornalista Robson Bonin.

A investigação, que se refere ao episódio conhecido como "crise do oxigênio", ocorrido nos dias 14 e 15 de janeiro de 2021, será incorporada a outro inquérito em andamento, tendo Gilmar Mendes como relator, que examina a atuação de Pazuello como ministro da Saúde e do ex-presidente Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.

De acordo com o Ministério Público, 31 pessoas faleceram nos hospitais de Manaus em consequência da falta de oxigênio nesses dois dias críticos. Informações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) revelam que apenas em 14 de janeiro de 2021 ocorreram 258 internações hospitalares, sendo 254 em Manaus, e 82 mortes por Covid-19, com 76 delas na capital.

Um documento da Advocacia-Geral da União (AGU) revela que Pazuello, enquanto ministro da Saúde, tinha conhecimento do "iminente colapso do sistema de saúde" do Amazonas dez dias antes da tragédia de 14 de janeiro de 2021.

Pazuello também é mencionado na delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, como um dos militares envolvidos nas discussões sobre um suposto golpe de estado tratado pela cúpula governista em 2022.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas

+ Amazonas