Compartilhe este texto

Programa de assistência à saúde das crianças com deficiência orienta pais nas UBS

Por Portal Do Holanda

09/12/2014 18h48 — em
Amazonas



Nesta terça-feira (09), Dia Nacional da Criança com Deficiência, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, intensificou as orientações aos pais nas Unidades Básicas de Saúde, destacando que a prevenção e a identificação precoce, em muitos casos, continuam sendo os melhores aliados para a qualidade de vida, começando pela infância. Dados do último censo (2010) apontam que o Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência, sendo que quase quatro milhões são crianças.

Serviços de reabilitação são oferecidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa. Para ter acesso, o usuário deve procurar uma unidade de saúde próxima à residência para avaliação. Após isto, será encaminhado a um serviço que ofereça avaliação funcional e de reabilitação, dependendo do caso.

As ações de reabilitação visam o desenvolvimento das capacidades e das habilidades, dos recursos pessoais e dos comunitários para promover o máximo de independência e a participação social das pessoas com deficiência. Podem ser realizadas em algumas policlínicas, UBS e centros especializados.

A porta de entrada da pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde é a Atenção Primária, por meio da Estratégia Saúde da Família, que orienta práticas de forma integral e contínua, com ações de promoções, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

Para o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto, a prevenção é essencial. “São medidas fundamentais para a redução da incidência de deficiência e incapacidades, visto que cerca de 70% dos casos são evitáveis ou atenuáveis”, enfatizou, esclarecendo que as mesmas devem ser tomadas antes mesmo de engravidar e devem seguir nos primeiros dias, após o nascimento.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: - manaus-amazonas, UBS, Amazonas

+ Amazonas