Compartilhe este texto

ANS aplica multas sucessivas à Hapvida por obstrução e falta de dados

Por Portal Do Holanda

17/02/2026 21h40 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

A Hapvida lidera o ranking de condenações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tornando-se a operadora com maior número de penalidades julgadas.

De acordo com levantamento no Diário Oficial da União, apenas no último dia 30 de janeiro, a agência aplicou multas com altos valores administrativos contra a empresa, evidenciando uma crise que vai além do campo financeiro e atinge diretamente a gestão do atendimento aos beneficiários.

A empresa foi multada por ignorar solicitações formais, atrasar o envio de documentos e criar obstáculos diretos a inspeções técnicas da agência.

A Hapvida também teria deixado de encaminhar relatórios financeiros, cadastrais e informações sobre sua rede de atendimento, dados que são essenciais para a ANS avaliar se a empresa tem recursos para honrar contratos. Parte das sanções deve-se ao descumprimento de regras assistenciais, onde procedimentos garantidos por lei não foram assegurados aos pacientes.

O volume expressivo de processos — com multas individuais que chegam a R$ 316,8 mil — acendeu um alerta no órgão regulador. A recorrência das falhas sugere dificuldades na manutenção da regularidade operacional, enquanto a empresa enfrenta uma desvalorização histórica de 102 bilhões de reais na Bolsa de Valores desde 2021.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas