Projeto 'Dentista da Floresta' leva saúde bucal à comunidade ribeirinha do Amazonas

Por

01/12/2014 19h50 — em Amazonas

Ser voluntário em uma ação social pode ser uma terapia, contar pontos no seu curriculum para entrar em multinacionais, e o principal ponto positivo é ajudar parte de uma comunidade carente. O projeto social 'Dentista da Floresta' reuniu mais de 10 voluntários acadêmicos de odontologia para levar serviços médicos e odontológicos à Comunidade Campinas, localizada próximo da cidade de Caapiranga (distante a 134 km de Manaus). A ação já tem data marcada, 13 de dezembro.

Durante um dia inteiro será oferecido serviços médicos e odontológicos, doação de brinquedos, escovas de dente, creme dental e fio dental. Além disso, um trabalho preventivo será feito com os ribeirinhos da localidade. De acordo com o idealizador do 'Dentista da Floresta', Jorge Gonçalves, cirurgiões dentistas também estarão apostos para solucionar urgências. "Trabalhar nesse projeto é extremamente emocionante para mim, além de satisfatório. Só quem está lá sabe o que é ouvir uma criança te olhar nos olhos e agradecer porque você tirou a dor que não a deixava dormir", disse o dentista emocionado.

A equipe sairá de carro fazendo o trajeto Manaus - Manacapuru. Em seguida, uma lancha levará os voluntários até a Comunidade Campinas em Caapiranga.

Sobre o projeto

O Dentista da Floresta’ há três anos leva à comunidades ribeirinhas amazonenses acesso gratuito à cirurgias de emergência e atividades de orientação em saúde bucal. Criada pelo cirurgião-dentista Jorge Gonçalves, a iniciativa é realizada uma vez por mês.

Jorge é natural de Manacapuru. Um dos motivos para realizar os atendimentos em comunidades ribeirinhas de diversos municípios como Itacoatiara e Manacapuru,  mesmo tendo residência e consultório em Manaus, é o fato de conhecer alguns deste locais desde a infância. Para ele, o profissional de excelência é aquele que busca atender sua função social.

“Tem famílias com sete pessoas e apenas uma escova de dentes”, contou Gonçalves. Por isso, além de levar os serviços, o projeto ajuda com a doação de escovas de dentes e materiais utilizados na saúde bucal. "Todos os materiais são fornecidos pelos voluntários do nosso próprio consultório", esclareceu.

Para participar basta entrar em contato através do número (92) 99456-2561.

Saiba mais sobre o projeto Dentista da Floresta

https://www.youtube.com/watch?v=TpBtK7oRx7o&feature=share