Compartilhe este texto

STJ mantém prisão de mãe suspeita de tráfico no Amazonas

Por Portal Do Holanda

21/02/2026 21h50 — em
Amazonas


Na foto o Ministro Reynaldo Soares, do STJ

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta sexta-feira (21), manter a prisão preventiva de Cíntia Morais Ramos, investigada por participação em uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Uarini, no interior do Amazonas. O relator do caso foi o ministro Reynaldo Soares da Fonseca. A defesa da ré havia solicitado a substituição da prisão por domiciliar, alegando que Cíntia é mãe e única responsável por uma criança de 2 anos com transtorno do espectro autista (TEA).

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) já havia negado o pedido, ressaltando a gravidade das condutas investigadas e a ausência de comprovação da indispensabilidade da presença materna. Ao analisar o caso, o ministro Fonseca afirmou que “o habeas corpus não pode ser utilizado como substituto de recurso próprio, salvo quando houver ilegalidade evidente na prisão — o que não foi demonstrado”.

Segundo as investigações, Cíntia teria atuado como co-líder do grupo criminoso, fornecendo dados pessoais e bancários usados na movimentação financeira do tráfico, incluindo chaves PIX em seu nome. A residência da suspeita também teria sido usada como ponto de venda de drogas, e terceiros teriam sido intimidados com armas de fogo. Para o STJ, esses elementos justificam a manutenção da prisão preventiva, com o objetivo de garantir a ordem pública.

Outras alegações da defesa, como a ausência de objetos ilícitos durante o cumprimento do mandado e o uso de telefone por terceiros, não foram analisadas pelo STJ, por dependerem de reexame de provas, o que não é permitido em habeas corpus. Com isso, o colegiado negou provimento ao recurso e manteve a prisão de Cíntia Morais Ramos.

Fonte: Amazonas Direito


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas