FVS-AM recomenda evitar lugares aglomerados em caso de gripe
Manaus/AM- A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta para o aumento de casos de viroses respiratórias em Manaus durante o período chuvoso, principalmente nos meses de abril e maio, e recomenda evitar lugares com aglomeração, tendo em vista a fácil transmissão dos vírus de pessoa a pessoa. O órgão registra a circulação dos vírus Influenza B e o Vírus Sincicial Respiratório, principalmente nas crianças menores de dois anos, que podem evoluir com quadros graves de insuficiência respiratória.
De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é um quadro de gripe com complicações, principalmente pulmonares, que apresenta alguns sinais e sintomas que devem despertar o alerta dos pais.
A secretária de Atenção a Saúde da Capital da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, Denise Machado, informa que na rede de urgência e emergência pediátrica da Susam verifica-se um aumento de cerca de 30% no atendimento de pacientes com sintomatologia respiratória, em relação ao mesmo período do ano passado.
A FVS recomenda evitar a exposição de bebês e crianças menores a lugares com aglomerações e a ambientes fechados, como shoppings e cinemas, a pessoas gripadas ou a fumantes (o tabagismo passivo irrita as vias aéreas e favorece a infecção). Quanto menor a idade, maior o risco de uma infecção grave, pois o sistema imunológico dos bebês ainda é imaturo e as vias aéreas são muito pequenas.
ASSUNTOS: FVS-AM, gripe, Manaus, Amazonas