Compartilhe este texto

Nobel da Paz é condenada a mais de 7 anos por protestar contra governo do Irã

Por Portal Do Holanda

08/02/2026 15h21 — em
Famosos & TV


Foto: Reprodução

A ativista iraniana e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Narges Mohammadi, foi condenada a uma nova pena de sete anos e meio de prisão, informou neste domingo (8) a Fundação Narges, organização que apoia a militante. A sentença foi comunicada a Mohammadi pelo advogado Mostafa Nili em uma ligação telefônica feita da prisão, segundo a entidade. A ativista, de 53 anos, havia encerrado uma greve de fome de uma semana no mesmo dia.

A Fundação Narges também afirmou que Mohammadi está detida em um centro de detenção em Mashhad, no nordeste do Irã, e que, após semanas de isolamento e interrupção de comunicação, ela conseguiu relatar sua situação em uma breve ligação ao advogado. A sentença inclui seis anos por “reunião e conluio contra a segurança nacional” e um ano e meio por “propaganda contra o governo”, além de dois anos de exílio interno na cidade de Khusf e proibição de viajar por dois anos.

A prisão de Mohammadi ocorre em um momento de intensificação da repressão do governo iraniano, que enfrenta protestos antigovernamentais iniciados no fim de dezembro. A ativista foi detida em 12 de dezembro, após denunciar a morte suspeita do advogado Khosrow Alikordi. Na época, autoridades afirmaram que ela teria incentivado manifestações e “perturbado a ordem pública” durante um memorial em Mashhad.

Mohammadi ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2023 enquanto estava presa por sua campanha em defesa dos direitos das mulheres e pela abolição da pena de morte no Irã. O Ministério das Relações Exteriores do país não se pronunciou imediatamente sobre a nova condenação, e a investigação sobre o caso segue em andamento, em meio ao cenário de crescente repressão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV