Compartilhe este texto

Os perigos da superexposição dos filhos na internet

Por Portal Do Holanda

26/07/2017 11h46 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Quem não gosta de postar aquela foto fofa do filho ou compartilhar na redes sociais aquele momento especial com o pequeno? Seja uma festa aniversário, uma comemoração na escola ou simplesmente um passeio no parque. É natural na sociedade de hoje e com todo o avanço da tecnologia, que os pais dividam registros felizes ou até mesmo tristes na internet, mas devem ficar atentos ao limites dessa exposição.
De acordo com a psicóloga do Hapvida Saúde, Lívia Vieira de Melo, a superexposição, cada vez mais comum das crianças ao mundo cibernético, pode deixá-las vulneráveis a uma série de perigos. "Assim que a foto é postada perde-se o controle da mesma. Algumas vezes, postar cada momento do filho torna-se obsessivo, gera distúrbios de ansiedade", explica.
A especialista afirma que o problema não está em compartilhar esses momentos e sim com que frequência e quais informações liberamos nessas postagens. Os check-ins, por exemplo, ou imagens com fardamento escolar ou identificação de lugares, são uma fonte preciosa para pessoas com más intenções. "Todas as informações postadas em rede são compartilhadas e vistas por quantidade de usuários inimagináveis, ninguém está totalmente seguro na internet. Infelizmente, pessoas de má índole estão por toda parte e qualquer deslize pode ser suficiente para os pedófilos agirem, ou ladrões, ou sequestradores, ou até mesmo inimizades inimagináveis. 
Para se protegerem não divulguem os seus passos, não divulguem onde trabalham, onde seus filhos estudam, onde estão, ou para onde vão, protejam-se", alerta a psicóloga.
Por isso, antes de divulgar qualquer imagem, sobretudo de crianças, analise o conteúdo e os riscos que ela pode acarretar. Pois em um mundo onde tudo é um flash, muitas vezes, acabamos esquecendo de viver e guardar para nós mesmos esses momentos que são tão únicos. "Postar fotos não é sinônimo de demonstração de amor", destaca a especialista. Viver e curtir cada momento do desenvolvimento dos seus filhos com cuidado e ponderação, isso sim é importante.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: crianças, internet, superexposição, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar