PF faz buscas em sindicato ligado ao irmão de Lula em operação contra fraude do INSS
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (9) uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que apura fraudes em benefícios do INSS. Ao todo, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão em Manaus e outros 6 estados.
Entre os locais alvo das buscas está o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi, entidade ligada a José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Frei Chico atua como vice-presidente do sindicato, mas não é investigado pela Polícia Federal.
Os mandados atingem associações e pessoas físicas, ampliando o alcance da investigação em relação às fases anteriores. A operação é realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), e os nomes dos alvos não foram divulgados.
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, também determinou o bloqueio e sequestro de cerca de R$ 400 milhões pertencentes aos investigados.
Segundo a PF, o objetivo é aprofundar as apurações sobre fraudes no INSS, que incluem inserção de dados falsos em sistemas públicos, formação de organização criminosa, além de ocultação e dilapidação patrimonial.
ASSUNTOS: Brasil