Petrobras começa perfuração da Foz do Amazonas
A Petrobras informou que iniciou a perfuração do bloco 59 da bacia Foz do Amazonas no mesmo dia em que o Ibama emitiu a licença para pesquisa de petróleo na região. A confirmação foi feita por meio de um ofício enviado pela petroleira ao órgão nesta terça-feira (21) e confirmada à CNN Brasil. No documento, a estatal afirma que a perfuração começou em 20 de outubro de 2025, data em que a Licença de Operação foi assinada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, às 12h14, em Brasília.
Questionadas sobre como a operação foi iniciada tão rapidamente, nem a Petrobras nem o Ibama se manifestaram até o momento. Nesta fase, a perfuração tem caráter exploratório — ou seja, o objetivo é apenas buscar petróleo, sem produção comercial.
O parecer técnico do Ibama cita riscos à fauna local, incluindo peixes-boi ameaçados de extinção, e aponta que o processo de licenciamento não considerou impactos sobre povos indígenas. Segundo a Folha de S. Paulo, um dos principais desafios apontados durante o processo foi o tempo de resposta a possíveis vazamentos: o principal barco de apoio, localizado no Pará, levaria até 55 horas para chegar ao ponto da perfuração, embora uma unidade mais rápida possa atuar em cerca de 26 horas. Apesar disso, o órgão concluiu que não há impedimentos ao empreendimento, desde que cumpridas 34 condicionantes e aplicadas compensações ambientais de R$ 39,6 milhões.
ASSUNTOS: Brasil