Compartilhe este texto

Ambientalistas vão buscar Justiça contra petróleo na Foz do Amazonas

Por Portal Do Holanda

20/10/2025 16h33 — em
Brasil


Foto: Cezar Fernandes

Ambientalistas e cientistas anunciaram que vão recorrer à Justiça contra a licença concedida pelo Ibama que autoriza a Petrobras a perfurar poços para pesquisa exploratória de petróleo na Foz do Amazonas. O grupo, formado por ONGs e movimentos sociais, afirma que o processo tem falhas técnicas e viola normas ambientais. Eles alertam que a decisão compromete a imagem do Brasil na COP30, que será realizada em Belém, e enfraquece o compromisso do país com a eliminação gradual dos combustíveis fósseis.

O Ibama, por sua vez, afirmou que a liberação ocorreu após um “rigoroso processo de licenciamento ambiental”, que envolveu audiências públicas, reuniões técnicas e vistorias. A Petrobras comemorou a autorização e classificou a conquista como um avanço para o desenvolvimento nacional, destacando que a perfuração inicial — prevista para começar imediatamente — terá duração de cinco meses e servirá apenas para estudos geológicos, sem produção de petróleo nessa fase.

Entre os críticos, a coordenadora do Observatório do Clima, Suely Araújo, afirmou que a medida “enterra a pretensão de Lula de ser líder climático”, enquanto o cientista Carlos Nobre alertou que “não há justificativa para novas explorações de petróleo” diante da crise climática. Já o físico Paulo Artaxo defendeu que o Brasil deveria investir em energias solar e eólica, em vez de ampliar fronteiras de exploração fóssil. Outras entidades, como Greenpeace, Instituto Arayara e Instituto Talanoa, também condenaram a decisão, chamando-a de política e contrária ao Acordo de Paris.

O governo, no entanto, mantém a posição de que a exploração pode trazer ganhos econômicos e energéticos. Lula afirmou recentemente que “o mundo ainda não está preparado para viver sem o petróleo”, mas garantiu que o país atuará para evitar danos ambientais. A ministra Marina Silva reconheceu as contradiçõesEm entrevista coletiva em julho deste ano, na Cúpula dos Brics, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que contradições sobre a exploração de petróleo e a transição para energias limpas existem no mundo inteiro, e não só no Brasil. "Vivemos um momento de muitas contradições, e o importante é que estamos dispostos a superar essas contradições"


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil