Mandante dos crimes contra Bruno e Dom é denunciado pelo MPF
Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) apresentou, nesta quinta-feira (5), uma denúncia contra o suposto mandante dos assassinatos de Bruno Pereira, indigenista, e Dom Phillips, jornalista britânico, mortos enquanto realizavam uma expedição na segunda maior terra indígena do Brasil. O crime ocorreu há exatamente três anos, quando ambos foram vítimas de uma emboscada no Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. De acordo com a acusação, eles foram executados de maneira cruel, sem possibilidade de defesa, e por motivo considerado torpe e desprezível.
Os desaparecimentos de Bruno e Dom, registrados em 5 de junho de 2022, desencadearam uma ampla mobilização que envolveu autoridades brasileiras, lideranças indígenas, moradores da região e veículos de imprensa nacionais e internacionais. Desde então, o MPF atua de forma contínua para garantir a responsabilização de todos os envolvidos.
A denúncia foi protocolada na Subseção Judiciária Federal de Tabatinga (AM), onde o caso tramita, pelo procurador da República Guilherme Diego Rodrigues Leal, com o apoio do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri (GATJ). O MPF também requereu o levantamento do sigilo processual, visando permitir maior divulgação das informações sobre o caso.
ASSUNTOS: Brasil