Compartilhe este texto

Lula diz que Bolsonaro deve assumir responsabilidade por taxação de Trump

Por Portal Do Holanda

10/07/2025 17h25 — em
Brasil


Foto: Canal Gov

O presidente Lula (PT) intensificou as críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, anunciada por Trump, gerou forte reação do governo brasileiro.

Em entrevista à Record, Lula cobrou responsabilidade de Bolsonaro. "O ex-presidente da República deveria assumir a responsabilidade porque ele está concordando com a taxação do Trump ao Brasil. Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump", declarou Lula.

Na carta em que comunicou a sobretaxa, Trump citou os processos judiciais contra Bolsonaro no Brasil, criticou o Judiciário brasileiro e alegou perseguição ao ex-mandatário. Lula rebateu, comparando a situação à invasão do Capitólio nos EUA. "Se o que Trump fez no Capitólio tivesse acontecido aqui, ele estaria sendo processado como o Bolsonaro e poderia até ser preso. Aqui, o Judiciário é autônomo, sobretudo o STF", afirmou.

Lula classificou a atitude de Trump como "desrespeitosa". "O que você não pode é receber uma carta que nem verdadeira ela é no que diz respeito à questão comercial. Primeiro, na questão da soberania do Brasil, queremos que ele respeite o Brasil. Segundo, na questão da Justiça, ele tem que respeitar a Justiça brasileira como eu respeito a americana", disse.

Até o momento, Bolsonaro não se manifestou publicamente sobre o aumento da tarifa. Na noite de quarta-feira, Lula já havia publicado em suas redes sociais e em nota do Palácio do Planalto que o Brasil é soberano, possui instituições independentes e "não aceitará ser tutelado por ninguém".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil