Compartilhe este texto

Líder do PCC vive livre em mansões de luxo na Bolívia há mais de 10 anos

Por Portal Do Holanda

07/09/2025 22h48 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Redes Socias

Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como “Mijão”, é apontado pelo Ministério Público como o principal líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) em liberdade. Segundo reportagem exibida neste domingo (7) pelo Fantástico, ele vive há mais de uma década em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em mansões luxuosas com segurança reforçada, longe do alcance das autoridades brasileiras.

Com identidade falsa e rotina de alto padrão, Sérgio já residiu em pelo menos seis casas na cidade boliviana, pagando aluguéis de até R$ 30 mil por mês. Vídeos obtidos pelo programa mostram o foragido curtindo festas, ouvindo pagode e cercado de familiares e amigos. De acordo com o promotor Lincoln Gakiya, ele foi enviado à Bolívia por Gegê do Mangue para supervisionar o envio de drogas ao Brasil, e acabou ganhando protagonismo dentro da facção.

Mesmo foragido e incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, Sérgio circulou livremente em eventos públicos no Brasil, como jogos de futebol e praias do litoral paulista. Documentos revelam que o núcleo do PCC comandado por ele movimentou mais de R$ 1 bilhão entre 2018 e 2019. A Polícia Federal afirma manter o monitoramento, mas enfrenta dificuldades na cooperação com autoridades bolivianas.

Santa Cruz de La Sierra se tornou refúgio de diversos chefes do PCC ao longo dos anos. Além de “Mijão”, criminosos como Gegê do Mangue, Paca e Tuta também se esconderam no local, aproveitando brechas no sistema de fiscalização e uma rede de proteção sustentada por corrupção. Um deles chegou a ser preso ao tentar renovar documentos falsos, acompanhado por seguranças e até um policial militar.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil