Homem que quebrou relógio histórico no 8/1 começa a cumprir 17 anos de prisão
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a execução da pena de Antônio Cláudio Alves Ferreira, condenado a 17 anos de prisão pelos crimes cometidos nos ataques de 8 de janeiro, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Ferreira foi condenado por cinco crimes, incluindo abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado.
O ex-participante dos atos golpistas foi responsável por destruir um relógio histórico do século XVII, trazido por Dom João VI para o Brasil, que estava em exposição no Palácio do Planalto. A destruição do bem, de valor incalculável, foi um dos atos destacados na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Com a decisão de Moraes, não há mais possibilidade de recursos contra a sentença, e a execução da pena foi autorizada. Ferreira, que já cumpria prisão preventiva em Uberlândia (MG) desde 2022, terá o tempo de detenção anterior descontado da punição final. Ele também foi multado em R$ 30 milhões por danos morais coletivos, em razão da gravidade de seus atos.
ASSUNTOS: Brasil