Governo zera imposto para carros mais econômicos e sustentáveis
O presidente Lula assinou nesta quinta-feira (10) um decreto que zera o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros nacionais que sejam mais leves, econômicos e sustentáveis. A medida vale para veículos fabricados no Brasil que usem energia limpa, tenham alto índice de reciclabilidade e sejam mais seguros.
Chamado de Carro Sustentável, o novo modelo de incentivo faz parte do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que busca reduzir a poluição, gerar empregos e facilitar o acesso da população a veículos novos e mais eficientes.
Segundo o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, o decreto vai estimular montadoras a produzirem carros mais modernos, além de fortalecer a economia: “A iniciativa incentiva a inovação, protege o meio ambiente e cria oportunidades de trabalho”, afirmou.
A nova regra também prevê que carros mais poluentes terão imposto maior, enquanto os mais limpos pagarão menos. O programa já atraiu cerca de R$ 190 bilhões em investimentos no setor automotivo.
O decreto vale até dezembro de 2026 e, segundo o governo, não terá impacto nos cofres públicos, pois apenas reorganiza as alíquotas de forma equilibrada.
ASSUNTOS: Brasil