EUA confirmam tarifa de 25% sobre aço e alumínio do Brasil a partir desta quarta
Os Estados Unidos confirmaram que irão impor, a partir desta quarta-feira (12), a tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio, sem exceções ou isenções. A medida, confirmada pela Casa Branca nesta terça (11), deve impactar diretamente a indústria siderúrgica brasileira, que tem os EUA como principal destino de suas exportações.
Analistas estimam que a indústria siderúrgica brasileira pode perder até US$ 5 bilhões com a decisão do governo de Donald Trump.
A medida foi justificada por Trump com base no crescimento das importações brasileiras de aço da China, argumento rebatido pelo Instituto Aço Brasil. A entidade, que representa as siderúrgicas do país, afirmou que o Brasil também sofre com a concorrência predatória e que não há indícios de que esteja enviando aço chinês aos EUA de forma indireta. Em resposta à decisão americana, o governo brasileiro avalia a possibilidade de impor tarifas retaliatórias, mas diplomatas já consideravam improvável uma reversão da política antes mesmo da confirmação oficial.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil, Mundo