Candidato a vereador foragido por estupro de vulnerável é preso no RS
Celmar Mucke, candidato a vereador em Tupanci do Sul pelo União Brasil, foi preso após se apresentar na Delegacia de Polícia de Lagoa Vermelha. Ele é considerado foragido pela Justiça e foi condenado a 9 anos de prisão em regime fechado por estupro de vulnerável. De acordo com a delegada Alessandra Crestani, Mucke se apresentou acompanhado de advogado para dar início ao cumprimento da pena.
Mucke participou das eleições de 2024, tendo obtido um voto e ficando como suplente. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul abriu um processo após a revelação de que ele é um dos 61 candidatos com mandados de prisão em aberto. Embora a legislação proíba a candidatura de quem possui condenação definitiva, Mucke teve a documentação aprovada pela Justiça Eleitoral quatro dias antes da condenação se tornar definitiva.
Ao G1, o diretório estadual do União Brasil afirmou que a escolha de candidaturas e registros é responsabilidade do órgão municipal, que não se pronunciou sobre o caso. Segundo as normas eleitorais, ser alvo de mandado de prisão não impede uma pessoa de se candidatar, a menos que haja uma condenação já definitiva.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil