Abertura do 28º Festival Internacional de Música do Pará será neste domingo
A 28ª edição do Festival Internacional de Música do Pará será aberta neste domingo (7), com duas apresentações no Theatro da Paz. A primeira delas será o concerto da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, às 11h, que vai executar obras para banda e composições de grandes músicos internacionais, como o argentino Astor Piazolla, sob a regência e direção musical do maestro Amilcar Gomes. A entrada é franca.
O concerto terá como solista o saxofonista Hudson Nogueira, do conservatório de Tatuí, e a participação do americano Darrell Brown e do argentino David Antezana, como regentes convidados. A novidade do concerto este ano é a participação de alunos da habilitação em Regência de Banda do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).
A Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes foi criada em 1998 com o objetivo de reforçar a qualificação profissional dos alunos de instrumentos de sopro e percussão dos níveis básico, técnico e bacharelado em Música, do antigo Conservatório Carlos Gomes. O conjunto participa do Festival Internacional de Música do Pará desde a 12ª edição e tem se apresentado sob a regência de maestros nacionais e internacionais, uma forma de ampliar o repertório com a pesquisa musical e um olhar especial para os compositores brasileiros.
Sem fugir à tradição, a abertura oficial, à noite, será com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência do maestro paraense Miguel Campos Neto, que desde 2011 está à frente da sinfônica, criada em 1996 e que atua com grandes solistas de renome. O concerto terá a participação do também paraense Wilthon Matos, que desde 2008 mora em Porto Alegre e atua como tubista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e da violista russa Anna Firsanova, que tem uma estreita relação com a capital paraense.
O festival ocorre até o dia 14, com programação inteiramente gratuita em diversos espaços de Belém, como o Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique, Igreja de Santo Alexandre, Catedral Metropolitana de Belém e Tábuas de Maré. Este ano o festival celebra os 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes, a terceira instituição de ensino musical mais antiga do país. Uma das grandes novidades deste ano é a apresentação da recém-formada Orquestra Sinfônica Carlos Gomes. Ao todo serão mais de 40 apresentações artísticas e diversas oficinas musicais.

ASSUNTOS: Brasil