Ex-assessor de Bolsonaro é preso após descumprir medida cautelar no Paraná
O ex-assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais durante o governo de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, foi preso pela Polícia Federal em Ponta Grossa, no Paraná, nesta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026.
A ordem de prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após Martins descumprir medidas cautelares que haviam sido impostas, incluindo a proibição de acessar redes sociais. Até então, ele cumpria prisão domiciliar desde o dia 27 de dezembro, mas a decisão judicial converteu a medida em prisão preventiva.
Filipe Martins foi condenado pela Primeira Turma do STF a 21 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, sendo apontado como um dos responsáveis por entregar ao ex-presidente Jair Bolsonaro a chamada “minuta do golpe”, documento que previa medidas para tentar reverter o resultado das eleições presidenciais.
Considerado um dos principais ideólogos da ala mais radical do bolsonarismo, Martins tinha forte influência sobre pautas internacionais e aproximação com grupos da extrema direita. Martins era visto como figura estratégica dentro do núcleo duro do ex-presidente.
ASSUNTOS: Brasil