Compartilhe este texto

Paciente internado morre vítima de intoxicação por metanol na Bahia

Por Portal Do Holanda

03/01/2026 19h53 — em
Brasil


Foto: Reprodução

Vinícius Oliveira Vieira morreu, na sexta-feira (2), em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, vítima de intoxicação por metanol. O homem estava internado no Hospital Couto Maia. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ele foi o primeiro a apresentar sintomas após consumir bebidas alcoólicas adquiridas em um depósito local. Diferente das outras seis vítimas registradas, Vinícius não participava da festa de noivado onde ocorreu o consumo em massa, tendo adquirido o produto contaminado de forma isolada um dia antes do evento.

As autoridades de saúde e segurança pública agiram rapidamente para conter o avanço do que se tornou um surto de intoxicação. Em uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária municipal, o depósito de bebidas onde as vítimas adquiriram os produtos foi lacrado. Uma fiscalização também foi feita em outros dois estabelecimentos na cidade, que resultou na apreensão de diversas garrafas de bebidas alcoólicas para perícia. A suspeita principal é de que lotes de vodca tenham sido adulterados com metanol, uma substância altamente tóxica e letal quando ingerida.

No Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, o clima foi de alívio parcial para quatro das vítimas que receberam alta após melhora clínica. Lais Santana Dias, Maria Clara Nascimento de Souza, Maria Viviana Santos Almeida e Josefa Soares de Almeida conseguiram se recuperar dos sintomas iniciais e já estão fora de perigo. O grupo fazia parte dos convidados de uma festa de noivado onde foram servidos coquetéis preparados com a bebida contaminada, evidenciando o perigo silencioso escondido em garrafas de procedência duvidosa.

Apesar das altas recentes, o quadro de saúde de outras duas mulheres permanece crítico, exigindo transferência para a capital baiana. Edicleia Andrade de Matos, madrasta da noiva, segue intubada no Hospital Couto Maia, enquanto Daniele Barbosa do Carmo Matos, prima do noivo, também permanece sob vigilância médica rigorosa na mesma unidade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil