Compartilhe este texto

Sobre o Buraco + Feio de Manaus que vale um tanque de gasolina


Por Raimundo de Holanda

22/02/2023 21h28 — em
Bastidores da Política



Todas as vezes que  olho o teclado do computador para fazer a coluna, penso no leitor. O que ele está lendo? O que gostaria de ler? O que o provoca ou o que o motiva?  Penso também que é mais interessante para ele o Tik Tok, com seus vídeos engraçados, do que um texto longo e pouco atrativo. Aí dou um um passeio pelo Facebook, onde residem as postagens dos políticos,  na ilusão de que, como representantes do povo, eles falem a linguagem do povo e revelem propostas, busquem captar ideias, promovam encontros e debates sobre os problemas do País. E o que encontro?  Um vídeo do deputado federal Amom Mandel prometendo um tanque cheio de gasolina para quem enviar para ele fotos do “Buraco + Feio da cidade.  Na postagem, Amom aborda um tema importante, mas secundário para ele: “o preço da gasolina, que segundo suas palavras, está caro e deve aumentar ainda mais”.

Essa poderia ser a bandeira do parlamentar - questionar os impostos que incidem sobre a gasolina - que interessa aos seus eleitores. Mas Amon está interessado no “ Buraco + Feio em troca de um tanque de gasolina.

É lamentável, especialmente num País que precisa de legisladores, de parlamentares dispostos também a propor a revisão de leis inúteis - e são tantas -  que atrapalham a economia e a vida dos brasileiros.

Amon foi eleito com cerca de 300 mil votos. Mérito dele. É um rapaz inteligente, mas não pode perder o foco. Sua missão é outra. É o Brasil. É a Amazônia.

Os buracos, feios ou não, ficam para os vereadores questionarem. Amom tem potencial, mas precisa mudar o discurso,  sair de corpo e alma da Câmara de Vereadores e mostrar a sua vocação de homem amazônida para o Brasil.

Não é hora de buscar o Buraco + Feio da cidade. Como parlamentar federal, Amom vai se defrontar com buracos de fato feios, que envergonham a nação e caberá a ele, como deputado,  denunciar.

Quanto a Manaus, todos devem se preocupar, especialmente porque o período de chuvas é o mais rigoroso dos últimos 30 anos. Os temporais arrastam o asfalto, destroem casas e há ameaça de desabamentos em áreas de risco. Mas culpar apenas os administradores pelos problemas é um erro.

As pessoas continuam jogando lixo nos esgotos, erguendo casas em áreas de risco. Neste momento que Santos sofre grande tragédia, Manaus ainda suporta o intenso inverno.

Amon é um moço cheio de ideias, pode contribuir com a cidade e o País. Mas os buracos  são outros - feitos por políticos e têm origem em Brasília.

Um conselho de alguém que te admira: corte o cordão umbilical com a Câmara de Vereadores. Mostre o seu talento, sua inteligência. Não perca o foco.

Siga-nos no

ASSUNTOS: amom mandel, câmara federal, chuvas, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.