A reação dos ambulantes
Não era sem tempo. A prefeitura de Manaus iniciou operações visando "ordenar o espaço urbano, remover estruturas irregulares e recolher alimentos fora dos padrões sanitários". Mas encontrou forte resistência de ambulantes que ocupavam áreas do centro há mais de quatro décadas.
A operação foi precedida de ação social, de uma política de esclarecimento e da necessidade da desocupação de uma área tombada pelo Patrimônio Histórico.
Por mais que se reconheça que os produtos vendidos, especialmente sucos e salgados, atentam contra a saúde das pessoas, não isenta o poder público de reconhecer o nível de exclusão desses grupos, daí a justificativa de ação social antecedente à medida de força adotada nesta quinta-feira..
A responsabilidade pela posse indevida do espaço urbano é de todos os prefeitos que governaram Manaus nos últimos 40 anos. Não se deve jogar nas costas de David esse peso. Mas é dele a oportunidade de mudar esse quadro, o que vem fazendo sem reservas.
ASSUNTOS: ambulantes, David Almeida, Guarda Municipal, prefeitura de Manaus
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.