A crise criada e a crise escondida
Tudo no país das bananas é assim: sempre há uma novidade para esconder os efeitos de danos ao bolso do contribuinte.
As medidas cautelares adotadas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro - acusado de tramar contra a soberania nacional - colocaram em segundo plano um debate importante: os efeitos do aumento da alíquota do IOF sobre a vida dos brasileiros - com o inevitável embaraço na busca de crédito pelas empresas e impacto no consumo, afetando não apenas os ricos, mas toda a classe média.
É vida piorada, maior do que a ameaça do presidente Donald Trump de elevar as tarifas de produtos que os EUA importam do Brasil, especialmente carnes e sucos.
Mas tudo no país das bananas é assim: sempre há uma novidade para esconder os efeitos de danos ao bolso do contribuinte.
O que o brasileiro não entende é qual o efeito de uma reforma tributária, aprovada recentemente pelo Congresso - que em tese reduziria impostos e teria impacto positivo no consumo?
É inexplicável o aumento sucessivo de tributos por um governo que gasta muito em nome do social, sem resolver o problema da pobreza e da desigualdade.
Mas a culpa pela crise fiscal de agora e do futuro é de Donald Trump. Uma tornozeleira em Jair Bolsonaro não resolve o problema do País, mas ajuda o governo populista a explorar o sentimento nacionalista e burro que estava adormecido. No final, todos perdemos.
ASSUNTOS: Bolsonaro, IOF, Lula, Trump
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.