Compartilhe este texto

Bastidores da prisão do jornalista responsável pelo Blog do Zacarias em Manaus


Por Raimundo de Holanda

03/05/2022 21h26 — em
Bastidores da Política



A denúncia que resultou na condenação do jornalista Sebastião Carril, dono do Portal do Zacarias, remonta a 2014 e foi formulada pelo então candidato Gedeão Amorim, alegando ofensa à honra em razão de matéria publicada no blog do jornalista e na qual aparece como acusado de “comprar apoio de vereadores por R$ 30 mil no interior do Amazonas”.

Gedeão alegou que a honra “é um bem jurídico protegido pelo direito penal”. Carril recorreu da decisão e chegou a apontar como autor da nota outro jornalista, Juscelino Taketomi, mas admitiu que revisara o texto e que autorizou sua publicação. O resto o leitor pode conferir nos autos publicados abaixo na íntegra.

Fora a dificuldade de citar o jornalista - o que agravou sua situação com a justiça, a decisão  fez acender a luz vermelha nos meios de comunicação, especialmente os digitais, alguns  claramente a serviço de grupos políticos. A legislação atual é muito mais dura em relação a fato noticiado e não provado.

“Fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados, que atinjam a honra dos candidatos ou a integridade do processo eleitoral” levarão seus autores (ou responsáveis) à prisão.

Carril tem defeitos e virtudes. Erra  ao fazer julgamentos precoces e a denunciar o que não foi devidamente apurado, mas tem faro para a notícia (e  pelo escândalo), o que de certa forma o projetou na mídia digital. Mas todo mundo sabe o que ele pensa e como age.

O difícil é imaginar como os 200 blogs que surgiram nos últimos anos em Manaus, alguns sem “donos” que assumam pelas suas publicações, serão capazes de fazer  nesta eleição, em nome de interesses de alguns políticos.

Já Carril é um conhecido jornalista, tem muito tempo na profissão e tempo para repensar o que é melhor para o jornalismo que faz atualmente. Vai melhorar, seguramente, e contribuir com "denúncias sabidamente verídicas e provadas”. É a aposta que seus milhares de leitores fazem.

Dono do Portal do Zacarias é preso pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Manaus

Veja processo na íntegra:

 

Clique para baixar arquivo

Clique para baixar arquivo

Clique para baixar arquivo

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.