Oito veículos de transporte clandestino são apreendidos em Manaus

Por Portal do Holanda

15/03/2016 19h09 — em Amazonas

Manaus|AM - Oito veículos, sendo seis kombis e duas vans, foram apreendidos nos últimos cinco dias de fiscalizações realizadas pela Prefeitura de Manaus para coibir o serviço de transporte clandestino na cidade. Os fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), com o apoio de policiais militares, percorreram as zonas Norte, Leste e Oeste da cidade.

 Os veículos apreendidos foram flagrados realizando o transporte de passageiros nas avenidas Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona Leste; Arquiteto José Henrique, conjunto Nova Cidade; Max Teixeira, Cidade Nova, zona Norte; e rua Dona Otília, bairro Campo Sales, zona Oeste.

Durante as abordagens feitas no Campo Sales, condutores de dois dos veículos apreendidos chegaram se evadir do local, mas foram impedidos por policiais militares que davam apoio à operação.

Qualquer tipo de serviço de transporte de passageiros precisa ser autorizado pelo município. Cada modalidade possui uma legislação própria que norteia a operação do serviço. Além da apreensão do veículo, a legislação municipal estabelece a aplicação de 40 Unidades Fiscais do Município (UFMs), equivalente a R$ 3.718,80. A lei também determina que nos casos de reincidência a multa seja aplicada em dobro.

De acordo com a chefe de fiscalização da SMTU, Claudete Sampaio, os locais das apreensões são alvos constantes de denúncias recebidas na SMTU. “Recebemos várias denúncias desse tipo de irregularidade no Campo Sales e na Autaz Mirim. Sabemos que em outras zonas da cidade também existe esta prática, mas vamos intensificar as fiscalizações, a fim de coibi-la”, destacou.

O diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Thiago Balbi, afirmou que desde o início de março a SMTU tem reforçado o trabalho de combate ao transporte clandestino. “As operações são diárias e estão fiscalizando todas as modalidades de transporte, incluindo táxi, mototáxi, lotação, escolar, táxi-frete e fretamento”, explicou.

No ano passado, 578 veículos foram apreendidos por irregularidades na prestação de serviços de transporte em diversas modalidades.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas