Compartilhe este texto

Síndromes Respiratórias em crianças; conheça os sintomas e as unidades de atendimento

Por Portal Do Holanda

30/04/2024 12h26 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) costumam aumentar durante o período chuvoso no Amazonas, sobretudo em crianças. Por isso, é importante sabe identificar os sintomas para procurar ajuda médica.

Segundo o pediatra Eugênio Tavares, quando os sintomas gripais são leves, como tosse, febre baixa, vômitos (causados pela tosse), coriza, diarreia e ausência de cansaço, os pais devem encaminhar as crianças para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs).

Essas unidades estão equipadas para tratar qualquer infecção respiratória, de leve a moderada. "Não é necessário recorrer aos pronto-socorros nessas situações", observa o médico.

Nos casos mais graves, como vômitos persistentes, respiração ofegante com cansaço, febre acima de 39ºC, qualquer episódio de convulsão ou sinais de cianose (coloração arroxeada da pele), os pais devem procurar imediatamente um pronto-socorro.

Para casos leves, o atendimento está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura e em quatro unidades do CAIC: CAIC José Carlos Mestrinho, na rua Sete de Abril, 12, bairro Alvorada; CAIC Dr. José Contente, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignolia, na rua Tupinambá, 119, bairro Cidade Nova; CAIC Dr. Moura Tapajóz, no Cetam Galileia, na avenida Marginal Esquerda, 28, bairro Cidade Nova e CAIC Dr. Gilson Moreira, com atendimento no CAIC+ Especialidades Maria Helena, na avenida Cristã, 690, bairro Colônia Terra Nova.

Para casos graves, a rede estadual de saúde conta com três Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC) em Manaus: HPSC da Zona Sul, na Avenida Codajás, bairro Cachoeirinha; HPSC da Zona Oeste, na Avenida Brasil, bairro Compensa e HPSC da Zona Leste, “Joãozinho”, na Alameda Cosme Ferreira, s/n, bairro São José I.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas