Compartilhe este texto

Professores da Semed participam de Encontro em Brasília

Por Portal Do Holanda

15/04/2013 15h28 — em
Amazonas



A Secretaria Municipal de Educação vai participar do encontro Internacional de Intercâmbio Técnico em Educação Fiscal, na quarta-feira, 17, em Brasília. A Semed será representada pela coordenadora do curso de disseminadores de Educação Fiscal, Esther Albuquerque, e uma das educadoras do curso de formação de disseminadores, Giovana Oliveira.

Além das professoras, participará do evento um dos alunos do curso de disseminadores que foi realizado no primeiro semestre de 2012 e um professor da rede municipal de ensino, o cacique Tikuna Aldenor Bastos, a convite da Escola de Administração Fazendária (Esaf) do Ministério da Fazenda, devido aos resultados obtidos com professores indígenas no curso realizado em 2012.

No evento será relatado o resultado do projeto pedagógico do curso de Disseminadores de Educação Fiscal/Codef, pela professora e tutora Giovana Oliveira que recebeu Menção Honrosa de tutora pela aprovação dos 16 alunos da turma que formou em 2012.

O encontro promove a troca de experiência da Educação Fiscal no Brasil com representantes dos países da América Latina que compõem o Euro Social II (comissão europeia que trabalha com cinco áreas temáticas: educação, emprego, fiscalidade, justiça e saúde).

O subsecretário de gestão educacional da Semed, Deusamir Pereira, acredita que o tema deve ser discutido desde a fase inicial. “É importante trabalhar a educação fiscal desde os anos iniciais, pois conseguimos ‘plantar uma semente’ e um novo paradigma nesta fase. Além disso, nossos alunos se tornarão mais críticos e conscientes sobre seus diretos e deveres”, disse.

Satisfeita pelo trabalho realizado na rede municipal de ensino com os alunos indígenas no ano passado, a tutora do curso de disseminadores destacou a ação pedagógica realizada com a comunidade escolar. “Sinto-me honrada em representar a Semed. Vamos a Brasília com intuito de demonstrar o que estamos fazendo aqui e que pode dar certo em outros lugares”, explicou Giovana.

Educação Fiscal

A educação fiscal tem como objetivo conscientizar a sociedade, por meio da escola, da função socioeconômica dos tributos. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública em benefício de toda a população.

A formação de educação fiscal começou no ano de 2004, em quatro unidades escolares com nove disseminadores. De 2004 para 2012 houve várias formaturas e hoje há 1100 educadores - disseminadores de Educação Fiscal - atuando em 252 espaços escolares da rede municipal, discutindo o combate à corrupção, combate à pirataria, direitos e deveres, preservação do patrimônio público, cidadania, qualidade da merenda escolar e controle social do gasto público.

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas

+ Amazonas