Para promover programas de intercâmbio, UEA realiza semana de Internacionalização

Por Portal do Holanda

07/03/2016 21h10 — em Amazonas

Manaus/AM -  Na manhã desta segunda-feira (7), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou a 1ª Semana de Internacionalização (Sinter) da UEA. O objetivo do evento é compartilhar conhecimento no que concerne à internacionalização acadêmica e fornecer informações sobre programas de intercâmbio.  A abertura ocorreu no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), o evento conta com a participação de nove pesquisadores estrangeiros.

A programação do Sinter 2016 segue até a próxima sexta-feira (11) e acontece na Escola Normal Superior (ENS), Escola Superior de Tecnologia (EST), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) e na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). 

A semana de Internacionalização busca encorajar os estudantes, docentes e servidores a abraçar e desfrutar das oportunidades a que têm acesso. Cada uma das unidades que compõem nossa instituição na capital sediará um dia de sessões informativas, palestras de visitantes estrangeiros e atividades culturais. Toda a programação será transmitida para alunos da UEA no interior do estado. 

O evento conta ainda com a participação do professor da Southern Illinois University, Andrzej Bartke (EUA), da professora da Universidade do Porto, Luísa Capitão (POR), do professor da Universidad Nacional de Tres de Febrero, Rodolfo Funes (ARG), da professora da Univeristy of Western Australia, Erika Techera (AUS) e do Assessor de Relações Internacionais da Universidade da Madeira, José Manuel Baptista (POR).

DISCPLINAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

A UEA já regulamentou o oferecimento de disciplinas optativas ministradas em língua estrangeira nos cursos de graduação, mediante a resolução 47/2015. De acordo com a Resolução, a oferta da disciplina está condicionada a existência de professores que possuam carga horária disponível e domínio de conteúdo programático na língua estrangeira. Além disso, não poderão ser oferecidas, por disciplina, menos de 12 e mais de 60 vagas, salvo situações peculiares aprovadas pelo Conselho Acadêmico da Unidade.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas