Pais de Benício atualizam investigações e afirma: 'Não buscamos vingança, mas justiça'
Manaus/AM – Os pais do menino Benício Xavier, de 6 anos, divulgaram neste domingo (18) um vídeo nas redes sociais para atualizar o andamento das investigações sobre a morte do filho, ocorrida em novembro de 2025, no Hospital Santa Júlia, em Manaus.
Segundo Bruno Freitas e Joyce Xavier, todas as oitivas já foram concluídas pela polícia e agora o processo aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML), que deve analisar tanto os documentos hospitalares quanto a autópsia da criança. Além disso, uma perícia técnico-científica está em andamento para verificar possíveis falhas nos sistemas eletrônicos do hospital, como registros de medicamentos e procedimentos.
“No laudo do IML, são analisados os documentos e também realizada a autópsia no corpo do Benício. Já a perícia técnico-científica avalia o sistema do hospital para verificar se houve falhas ou não”, explicou Bruno.
A família reforçou que o caso se desdobra em três frentes: criminal, ética e cível. Eles sustentam que Benício morreu após receber doses elevadas de adrenalina, o que teria resultado de uma sequência de erros médicos fatais.
Na esfera ética, o processo envolve tanto o CRM quanto o COREM. Bruno explicou que o CRM já abriu uma sindicância de ofício e que a família também apresentou uma denúncia formal. “Estamos aguardando ser chamados. O CRM ainda espera as manifestações de todos os envolvidos. Existe um conselheiro que elabora um relatório técnico e, a partir dele, o caso é levado para votação no plenário. Temos confiança de que o CRM abrirá esse processo ético-profissional diante das provas apresentadas”, disse.
No vídeo, os pais destacaram que o próximo passo será a elaboração do relatório final pelo delegado responsável, que encaminhará o documento ao Ministério Público para definir as medidas judiciais cabíveis. “Estamos acompanhando de perto e não vamos descansar até que haja justiça”, afirmou Bruno.
Ele acrescentou que espera que o hospital e os envolvidos respondam por homicídio doloso. “O delegado vai elaborar o relatório final e encaminhar ao Ministério Público, junto com a denúncia. Pode ser considerado homicídio culposo ou doloso. Nós esperamos que seja doloso, por tudo o que aconteceu com o Benício. Caberá ao Ministério Público oferecer a denúncia à Justiça”, completou.
Bruno concluiu pedindo que as pessoas sigam em oração para que a justiça seja feita e todos os suspeitos, incluindo a médica Juliana Brasil, sejam punidos pelo erro que tirou a vida do menino. Joyce reforçou o pedido e esclareceu que não busca vingança, mas justiça pela perda do filho.
“Confiamos nas instituições e acreditamos que a verdade precisa vir à tona com responsabilidade e justiça. Mais uma vez queremos frisar que não buscamos vingança, apenas justiça. Precisamos fazer isso pelo Benício e também para que nenhuma família passe pela dor que estamos enfrentando. Pedimos que amigos, familiares e até desconhecidos sigam em oração por nós. Também agradecemos todo o apoio que temos recebido”, disse Joyce.
LEIA MAIS
'Ele estaria tão feliz': mãe de Benício lembra data de formatura do ABC
Caso Benício será destaque no Fantástico neste domingo
Caso Benício: técnica foi alertada para não aplicar adrenalina na veia, revelam depoimentos
"Meu coração está queimando", diz criança antes de morrer em Manaus; pais denunciam hospital
Caso Benício: pais questionaram aplicação de adrenalina na veia antes da morte do filho em hospital
Caso Benício: Santa Júlia nega envolvimento de coordenador pediátrico na morte do menino
'Meu filho expelia sangue pelo nariz e boca', diz pai após morte de Benício
"Por que aquele outro médico foi preso e ela não?" questiona mãe de Benício durante manifestação
Familiares do menino Benício marcam manifestação em frente ao CRM em Manaus
Médica e técnica de enfermagem depõem sobre morte de menino Benício em Manaus
Defesa de médica investigada pela morte de Benício alega "falhas sistêmicas"; vídeo
Técnica de enfermagem envolvida no caso Benício tem só 7 meses de formada
Tese de antídoto usada por defesa da médica de Benício é questionada: "Não existe"
"Não queria nem se levantar para ir ver a criança", diz testemunha do caso Benício
Delegado confirma que menino Benício morreu por overdose de adrenalina
Conselho de Medicina investiga morte do menino Benício em hospital de Manaus
Caso Benício: confirmada veracidade de conversa em que médica admite erro ao prescrever adrenalina
'O coração do meu filho queimou naquele dia, hoje o nosso sangra', diz pai de Benício
Prescrição de adrenalina para Benício não teve supervisão farmacêutica, revela CRF
Inquérito mira médica, técnica de enfermagem e sistema eletrônico do hospital no Caso Benício
Médica é suspeita de tentar adulterar prontuário após morte de Benício
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas