Oito policiais são condenados por tráfico no Amazonas
Manaus/AM - Oito policiais e outros três réus foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por tráfico e associação para o tráfico de drogas, com penas que variam de nove a 17 anos de prisão em regime fechado, além de multa. Os agentes também perderam seus cargos públicos por usarem a função para facilitar o crime.
Os condenados foram presos durante a Operação Guilhotina, que desarticulou um esquema de transporte de 1,5 tonelada de maconha entre Manaus e Manacapuru, em 2021. A droga era levada em um caminhão até uma marmoraria na capital e depois distribuída em veículos menores, incluindo uma viatura descaracterizada, até um sítio usado para ocultação.
A decisão atende a recurso do Ministério Público do Amazonas (MPAM) contra sentença que havia absolvido os acusados sob alegação de falhas na cadeia de custódia das provas. O TJAM, porém, considerou as confissões, vídeos, laudos e depoimentos como provas válidas e convergentes.
O relator, desembargador Jorge Lins, destacou que os policiais traíram a confiança da sociedade, utilizando sua autoridade para integrar o esquema criminoso. Outros dois réus foram absolvidos por falta de provas.
ASSUNTOS: Amazonas