Entrega da ponte do Rio Autaz Mirim na BR-319 é adiada para 2026
A entrega da nova ponte sobre o Rio Autaz Mirim, na BR-319, que faz a ligação rodoviária entre o Amazonas e Rondônia, foi adiada para o primeiro trimestre de 2026. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) informou que a alteração da data, que antes era dezembro de 2025, deve-se a ajustes técnicos e à instabilidade do solo na região.
A ponte do Autaz Mirim desabou em outubro de 2022, apenas dez dias após o colapso da ponte sobre o Rio Curuçá, na mesma rodovia.
O superintendente do Dnit, Orlando Machado, explicou que a estrutura original se mostrou insuficiente para o solo e para o tráfego atual da BR-319, exigindo modificações significativas no projeto:
"No novo contrato, prevemos um reforço da fundação, vimos a necessidade de ter mais 60 metros de ponte (30 para cada lado). Ela passou de 190 para 250 [metros]. Além disso, estamos fazendo reforço nas fundações para que possa garantir que não ocorra rotação do solo. Estamos fazendo reforço tanto na Autaz Mirim quanto na Curuçá", ressaltou Machado.
ASSUNTOS: Amazonas