MP Eleitoral denuncia Raione Cabral por difamação contra juíza em Coari
Manaus/AM - O Ministério Público Eleitoral apresentou denúncia contra o ex-candidato Raione Cabral Queiroz, que concorreu ao cargo de prefeito de Coari nas eleições de 2024, por crimes de difamação durante a campanha eleitoral. A denúncia, formalizada em 11 de outubro de 2024, se baseia em vídeos publicados nas redes sociais, onde Raione teria proferido ofensas à honra da juíza eleitoral da 8ª Zona do Amazonas, Dra. Dinah Câmara Fernandes.
Raione ficou conhecido como o candidato da "chuva de dinheiro", após vídeos onde ele joga dinheiro para apoiadores em praça pública viralizarem durante sua campanha.
Em suas declarações, Raione acusa a magistrada de agir com parcialidade ao deferir o registro de candidatura de Adail Pinheiro, que ele classificou como "criminoso condenado". Segundo o MP, Raione sugeriu que a juíza, por ser parente de um aliado político de Pinheiro, estaria favorecendo o grupo político do adversário. Além de difamá-la, ele conclamou a população a protestar contra as decisões judiciais.
O MP destaca que Raione, com tais declarações, teria não só manchado a reputação da juíza, mas também causado danos à credibilidade da Justiça Eleitoral. A denúncia solicita que ele seja condenado por difamação eleitoral com base no artigo 325 do Código Eleitoral, com agravante do artigo 327, por envolver autoridade pública. O MP pede ainda que Raione pague R$ 50.000,00 de indenização por danos morais à Dra. Dinah Câmara Fernandes(0600486-52.2024.6.04.00…).
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas