Minicursos são destaques no terceiro dia da Semana de Orçamento Público

Por Portal do Holanda

07/08/2015 12h13 — em Amazonas

Servidores públicos da Prefeitura de Manaus, do governo do Estado e do Poder Legislativo formaram o público principal que esteve, na quinta-feira, 6, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) para o penúltimo dia da Semana de Estudos do Orçamento Público. As atividades foram marcadas pela realização de minicursos que destacaram sobre o funcionamento das engrenagens que regem os recursos municipais.

Todos os três cursos previstos no dia aconteceram simultaneamente no mesmo horário, a partir das 14h. Um deles foi “Orçamento e Finanças – Conceito de Orçamento Público e seu Funcionamento”, ministrado pela doutora em psicologia Maria da Glória Vitório, que faz parte do banco de instrutores da prefeitura. Na apresentação, ela destacou a importância da Semana de Orçamento Público como forma de se tornar “mais claras e transparentes” as informações referentes aos recursos públicos.

Outro minicurso que atraiu o interesse do público foi o da especialista em ciências contábeis Lucilene Florência, que tratou a respeito do tema “Conhecendo o Sistema Orçamentário”. “No minicurso, focamos os aspectos do orçamento, mostrando o funcionamento do sistema orçamentário. A ideia é envolver a sociedade e fazer com que ela possa conhecer a necessidade de ter um orçamento até para atingir as metas de governo”, explicou.



Para ela, a Semana do Orçamento realizada pela Espi em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) foi de “suma importância” ao funcionalismo público, ajudando os servidores a conhecer a funcionalidade do orçamento do Município. “E para a sociedade conhecer, é importante que os partícipes e a própria imprensa contribuam com isso. Assim, todos poderão conhecer onde é que vai ser gasto os recursos do Município a todas as necessidades da sociedade, garantindo o funcionamento da cidade”, concluiu Lucilene. O terceiro minicurso do dia foi o de “Elaboração de Editais de Licitações”, realizado por Germano Lopes, especialista em Engenharia da Produção. “O curso de elaboração de editais foi um modo de aproximar a sociedade da administração pública como um todo. Apresentando aspectos elementares de elaboração de editais, as regras que trazem a administração junto com o particular, aos empresários, o ordenamento jurídico, as leis. E tudo o que promove o desenvolvimento econômico e da sociedade”, afirmou o especialista.

Esta sexta-feira, 7, é o último dia da Semana de Debates do Orçamento Público, atividade que vem sendo realizada na sede da Espi, localizada na Avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras. Para o encerramento, estão previstas a mesa redonda “O Orçamento Público Brasileiro e os Desafios Diante da Crise Econômica”, que trará representantes do Município, Estado e Tribunal de Contas, e a palestra “Gestão Orçamentária com Foco em Resultado”, por Ulisses Tapajós, titular da Semef.

A solenidade de encerramento do evento contará, também, com a apresentação da cantora Lucinha Cabral.