Mais Indígena: Povos Tenharim e Jiahui reúnem-se com o MPF
No mês em que se comemora o Dia do Índio, o Ministério Público Federal no Amazonas recebeu a visita de dez representantes dos povos indígenas Tenharim e Jiahui, que em reuniões com o procurador da República Julio José Araujo Junior, apresentaram demandas específicas dos dois grupos, que habitam a calha do rio Madeira, no sul do Amazonas.
As reuniões fazem parte de uma série de atividades e eventos desenvolvidos durante todo o mês de abril relacionados às questões indígenas. O objetivo é estreitar as relações entre o MPF e os povos indígenas, contribuindo para uma maior compreensão da realidade desses grupos, valorizando os aspectos culturais e aprimorando o trabalho de defesa dos direitos dos povos indígenas. Reuniões com representantes de etnias, visitas a terras indígenas, exposições e palestras fazem parte da programação, que terá também a realização de uma audiência pública em Brasília no dia 19, sobre a demarcação das terras indígenas no Brasil.
A demarcação e a utilização das terras foram pontos apresentados pelos indígenas ao MPF durante a visita, ao destacarem a necessidade de mais ações governamentais para atender as demandas da população indígena do sul do Amazonas.
População reduzida – Os impactos causados pela convivência com a sociedade não indígena também constituem desafios para estes povos indígenas, que fazem parte do grupo autodenominado Kagwahiva, que reúne etnias com organização social semelhante.
Para enfrentar os desafios, Aurélio destaca a importância da aproximação dos povos com o MPF. “Avançamos muito ao chegarmos até aqui. Hoje, entendemos o papel do MPF como parceiro dos índios. É o órgão fiscalizador das leis e defensor dos povos indígenas e, por isso, é importante conhecermos bem o papel do MPF e o MPF nos conhecer bem também”, declarou o líder Tenharim.

ASSUNTOS: Amazonas, indígenas, Manaus, Manaus, Amazonas