Detran-AM suspende novos processos de habilitação para implementar mudanças na CNH
Manaus/AM - O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) suspendeu, nesta terça-feira (16), os serviços relacionados à abertura de novos processos de habilitação para adequação do sistema às mudanças da CNH do Brasil, conforme resolução do Governo Federal. A previsão é de que os atendimentos sejam normalizados na quinta-feira (25).
Segundo o órgão, os condutores que já emitiram taxas de serviços de habilitação, como renovação e segunda via, continuam sendo atendidos normalmente em todos os postos do Detran-AM. A suspensão temporária atinge apenas novos processos.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, a medida é necessária para implementar o novo modelo de CNH, que prevê curso teórico gratuito e digital, flexibilização das aulas práticas e possibilidade de aulas com instrutores credenciados.
O novo processo permite que a abertura da CNH seja feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da CNH do Brasil. As aulas teóricas passam a ser oferecidas gratuitamente de forma online, e o número mínimo de aulas práticas obrigatórias será reduzido para duas horas. As avaliações teórica e prática continuam obrigatórias, com direito a um reteste gratuito em caso de reprovação.
Veja também
Bastidores da Política
O caso Benício e o poder do 'Fantástico' sobre a Polícia, a política e o Judiciário
ASSUNTOS: Amazonas