Compartilhe este texto

Lixão a céu aberto põe em risco moradores de Fonte Boa

Por Portal Do Holanda

24/07/2013 13h59 — em
Amazonas




 

Um lixão a céu aberto localizado em área residencial no município de Fonte Boa está colocando em risco a saúde dos moradores do bairro Belarmino Lins. Eles afirmam que até mesmo lixo hospitalar tem sido despejado no local. A Prefeitura nega que a área seja usada como lixão pela administração municipal. Moradores levaram o problema ao deputado Sidney Leite, que estava cumprindo uma agenda na cidade. O parlamentar vai intermediar uma solução junto ao poder público municipal, a quem compete solucionar esse tipo de demanda.

O lixão fica a menos de 30 metros da área residencial. A principal preocupação dos moradores é quanto à saúde das crianças que brincam no terreno, além do risco de transmissão de doenças trazidas pelo lixo. De acordo com a dona de casa Antônia Gomes – que mora praticamente dentro do lixão – quando chove, a situação se complica ainda mais, pois a lama transporta o lixo para outros locais. “Dentro de casa, não conseguimos comer. Todo tempo temos que abanar para as moscas não pousarem na comida. Sabemos que isso atrai doença, e me preocupo com meus filhos”, disse.  


 

Além disso, há casos de moradores com lixos domésticos mantidos em casa há 15 dias por falta de coleta. “O problema disso tudo é esse contato com o lixo e a proliferação das moscas que são as principais transmissoras de vermes”, comentou Sidney Leite.

Os agricultores também são prejudicados, pois o lixão está avançando para a estrada, principal via de acesso dos produtores que precisam trafegar com seus produtos. O caso já foi denunciado na Câmara Municipal de Fonte Boa, mas nenhuma providência foi tomada. De acordo com o vereador Miélio Tavares, há dois meses os moradores do bairro se reuniram e a Câmara convocou os secretários de meio ambiente e limpeza pública para discutir uma solução para o problema, mas nada foi feito até agora.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas

+ Amazonas