Governo do Amazonas amplia mutirão de cirurgias com novos editais para 40 mil procedimentos
Manaus/AM- A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), anunciou a publicação de dois novos editais de credenciamento para ampliar o Mutirão de Cirurgias Opera+ Amazonas. O objetivo é atingir a meta de 40 mil procedimentos em diversas especialidades. Um dos editais é voltado para empresas especializadas em cirurgias ginecológicas, e o outro para procedimentos dermatológicos e vasculares.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o mutirão, iniciado em junho, prevê 30 mil cirurgias em unidades estaduais da capital e 10 mil em parceria com prefeituras do interior. "Já estamos há um mês com os hospitais Delphina Aziz, Adriano Jorge e Alfredo da Matta a todo vapor, realizando cirurgias diversas, para além da rotina normal dessas unidades - à noite, nos fins de semana e feriados. Com os novos editais, vamos poder inserir outras unidades no mutirão", afirmou Maksoud. Essa expansão visa reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso dos pacientes cadastrados no Sistema de Regulação.
Os novos editais têm como meta realizar, em seis meses, 2.373 cirurgias adicionais nas três especialidades: 751 ginecológicas, 500 vasculares e 1.622 dermatológicas.
Inscrições e Unidades Participantes
Empresas médicas interessadas em oferecer consultas, exames, cirurgias e acompanhamento pós-operatório podem se inscrever entre 7 e 14 de julho de 2025 pelo Protocolo Virtual (protocolovirtual.amazonas.am.gov.br). O Edital nº 003/2025-SES com a documentação necessária está disponível no site da SES-AM (www.saude.am.gov.br).
Desde 5 de junho, os hospitais Delphina Aziz, Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e Fundação Hospital Alfredo da Matta (Fuham) já estão operando em regime de mutirão. Outras unidades, como a Maternidade Chapot Prevost, o Instituto da Criança do Amazonas (Icam) e o Hospital Infantil Dr. Fajardo, devem ser incluídas na programação.
O programa Saúde Amazonas, do qual o mutirão faz parte, visa promover melhorias na rede pública de saúde, reduzindo filas e otimizando o atendimento hospitalar. As especialidades ofertadas incluem cirurgia geral (hérnia e vesícula), ginecologia, ortopedia, urologia, oftalmologia, proctologia e dermatologia.
Bastidores da Política
O caso Benício e o poder do 'Fantástico' sobre a Polícia, a política e o Judiciário
ASSUNTOS: Amazonas