Governador apresenta projetos que o Amazonas levará à COP30
Manaus/AM - O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou, nesta quinta-feira (18), os principais projetos que o Amazonas vai apresentar na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA). O estado pretende buscar investimentos internacionais e destacar o papel estratégico da Amazônia para um futuro mais sustentável.
Segundo o governador, a elaboração de um plano de bioeconomia é uma das prioridades. “Temos aqui a maior extensão de floresta contínua do mundo. Vamos discutir e apoiar a criação de fundos, além do fortalecimento da bioeconomia. Até novembro, devemos estar com esse plano pronto para ser levado à COP30”, disse Lima.
A delegação do Amazonas já tem espaço garantido na chamada Zona Azul, área da conferência destinada a chefes de Estado e representantes oficiais para debater acordos internacionais sobre clima. Na agenda, estão confirmadas reuniões com o Banco Mundial, BID, GCF-TF, KFW, além de governos da Noruega, Alemanha e Reino Unido.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o estado vai apresentar resultados já alcançados em políticas sustentáveis. Atualmente, 97% da cobertura natural do Amazonas está preservada. Também houve investimento de R$ 1 bilhão no fortalecimento de cadeias produtivas como castanha, óleos, pesca e turismo de base comunitária, além de concessões florestais com transparência e repartição de benefícios. O Plano Amazonas 2030, que prevê desmatamento líquido zero até 2030, também será levado como exemplo.
Wilson Lima anunciou ainda a criação do Grupo de Trabalho COP30, vinculado ao Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais. A iniciativa vai reunir diferentes órgãos do governo estadual para estruturar e consolidar as propostas que serão apresentadas em Belém.
ASSUNTOS: Amazonas