Funcionários terão empregos mantidos e auxílio emergencial após incêndio, diz Suframa
Manaus/AM - Após o incêndio de grandes proporções que atingiu a empresa EFFA, no Polo Industrial de Manaus, os 126 trabalhadores da fábrica terão seus empregos mantidos. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (7) pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, durante coletiva de imprensa. O fogo durou mais de 40 horas e danificou parte da estrutura da empresa, mas não afetou o almoxarifado nem o estoque de peças e componentes.
A manutenção dos postos de trabalho foi garantida em reunião que contou com representantes da Suframa, da EFFA, do Ministério do Trabalho e do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas. O objetivo principal, segundo Saraiva, é assegurar estabilidade econômica aos funcionários e acelerar a reconstrução da unidade.
"Os 126 trabalhadores da EFFA estão com seus empregos assegurados. A empresa já está tomando providências técnicas para iniciar a remontagem da linha de produção. O inventário e os estoques foram preservados, o que permite uma recuperação mais rápida”, destacou Bosco Saraiva. "Durante esse período de inatividade, os trabalhadores não serão demitidos. Aqueles que não estiverem diretamente envolvidos na remontagem da produção serão amparados legalmente com total segurança trabalhista", acrescentou o superintendente.
Enquanto uma parte dos funcionários técnicos será mobilizada para atuar na reestruturação da linha de montagem, os demais permanecerão em casa com os vencimentos garantidos por um seguro assistido pelo Ministério do Trabalho. “Durante esse período de inatividade, os trabalhadores não serão demitidos e terão total segurança trabalhista”, complementou Saraiva.
Na próxima segunda-feira (11), uma reunião entre EFFA, Ministério do Trabalho e Sindicato dos Metalúrgicos vai definir a nova rotina dos colaboradores, o prazo previsto para o retorno da produção e os direitos assegurados nesse processo. Já na terça-feira (12), todos os funcionários receberão uma cesta básica no valor de R$ 1 mil, doada por uma rede de supermercados local, como apoio emergencial.
Ainda não há estimativa oficial dos prejuízos causados pelo incêndio. A EFFA aguarda o laudo técnico do Corpo de Bombeiros para iniciar o processo formal de recuperação. A operação coordenada pela Suframa, Sudam, Basa e outras instituições demonstra o compromisso de manter a integridade do Polo Industrial e garantir o bem-estar dos trabalhadores mesmo em situações de crise.
Veja também:
- Após quase 30 horas, veja imagens do incêndio em fábrica de Manaus
- Fogo em fábricas de Manaus foi controlado, diz Corpo de Bombeiros
- Incêndio em fábrica de Manaus deixa 3 feridos e é classificado como desastre ambiental
- Effa Motors se pronuncia após fábrica ser destruída por incêndio
- Vídeo mostra funcionários salvando veículos durante incêndio
- Fumaça de incêndio em fábrica de Manaus é vista de diversos pontos da cidade
- Faísca pode ter causado incêndio em fábrica em Manaus
- Vídeos mostram situação do incêndio em fábricas no Distrito Industrial
- Vídeo: Comandante detalha desafios de conter incêndio histórico no Distrito Industrial
- Incêndio em fábrica do Distrito Industrial é controlado após mais de 40 horas
ASSUNTOS: Amazonas