Vídeo: Comandante detalha desafios de conter incêndio histórico no Distrito Industrial
Manaus/AM - Novos detalhes sobre o incêndio que durou cerca de 40 horas e devastou duas empresas no Distrito Industrial II foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (7). Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Orleilson Muniz, o fogo começou na parte superior de um galpão e se alastrou rapidamente por conta do tipo de material que era utilizado no local.
O maior desafio das equipes que atuaram no fogo foi exatamente o favorecimento das chamas por conta do contato com estes materiais de alta combustão. " Queimou material altamente combustível, como um polipropileno, solventes, cola, muito material plástico e isso potencializa o fogo e faz com que seja difícil o combate. A carga incêndio era muito grande dentro. Aqui também se trabalhava com oxigênio, linhas de oxigênio e tudo que o fogo precisa é de oxigênio para se manter vivo. Incêndios, com essa carga-incêndio, ou seja, o material que queima, ele tem potencial para durar semanas".
Orleilson contou ainda que o fogo se propagou principalmente pela parte superior do galpão. "Quem viu o vídeo inicial, ele (o fogo) começou na parte de cobertura do primeiro pavimento e nós vamos analisar com mais calma o que de fato potencializou o incêndio para que ele chegasse a essa dimensão".
Ele ressalta que os bombeiros realizaram um trabalho incansável e que foi necessário o uso de produtos especiais para conter o fogo. "Nós utilizamos muita água, espuma sintética que faz com que a água penetre, é, nas partes mais baixas do incêndio e vá neutralizando ele, a sua, a sua potência e assim a gente pode avançar nessas mais de, de 35 horas de combate direto".
Após conseguir confinar o fogo, os profissionais passaram mais de cinco horas atuando para extinguir as chamas por completo e pequenos focos que insistiam em surgir. No fim, o esforço valeu a pena e a corporação conseguiu completar a tarefa sem a necessidade de apoio.
"O Brasil inteiro acompanhou, eu estava conversando com os comandantes gerais do Brasil inteiro e eles relatando a angústia também por ver o incêndio desse porte aqui em Manaus e nós os tranquilizamos dizendo que tínhamos a capacidade operacional para dar resposta adequada, como foi feito e como pode ser visto agora o incêndio já está completamente extinto em menos de 48 horas", diz o comandante.
Veja também:
- Após quase 30 horas, veja imagens do incêndio em fábrica de Manaus
- Fogo em fábricas de Manaus foi controlado, diz Corpo de Bombeiros
- Incêndio em fábrica de Manaus deixa 3 feridos e é classificado como desastre ambiental
- Effa Motors se pronuncia após fábrica ser destruída por incêndio
- Vídeo mostra funcionários salvando veículos durante incêndio
- Fumaça de incêndio em fábrica de Manaus é vista de diversos pontos da cidade
- Faísca pode ter causado incêndio em fábrica em Manaus
- Vídeos mostram situação do incêndio em fábricas no Distrito Industrial
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas