Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Egressos do sistema prisional ganham oportunidades no mercado de trabalho

Publicado

em

A sala rosa do PS 28 de Agosto


Na tarde desta quinta-feira, 14, foram entregues os certificados a 85 egressos do sistema prisional, inscritos no programa De Bem Com a Vida, que concluíram os cursos técnicos de instalador elétrico predial, almoxarife, auxiliar de cabeleireiro e auxiliar de cozinha. A cerimônia ocorreu na Escola de Serviço Público Municipal, localizada na avenida Professor Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus.

O programa é oriundo de lei municipal que determina uma reserva de vagas para presos, egressos do sistema penal e cumpridores de penas e medidas alternativas na prestação de serviços com fornecimento de mão de obra para o município. A medida oferece a oportunidade de reinserção social, por meio de vagas disponibilizadas pelo Sine Manaus.

Na condicional desde junho do ano passado, Niverson vê na diplomação deste curso a oportunidade de fazer as coisas de uma forma diferente. “É claro que as pessoas precisam mudar, mas para elas mudarem também precisam de apoio e de oportunidades. Se hoje eu estou aqui a caminho de uma nova vida é porque acreditaram em mim, e assim como eu outras pessoas vão conseguir mostrar seu potencial, pois também são capazes de mudar”, afirmou.
Idealizado pela Prefeitura Municipal de Manaus e coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), o projeto De Bem Com a Vida deu início ao curso em outubro, com encerramento das aulas em dezembro de 2015. “A prefeitura está certificando 85 egressos. Para todos nós o projeto foi um sucesso. Por exemplo, todos os diplomados que fizeram o curso de auxiliar de cozinha já começam a trabalhar semana que vem”, explicou o secretário do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento, David Reis. 

Segundo ele, o Sine Manaus, que também é gerido pela Semtrad, já estava trabalhando, paralelo aos cursos, a colocação dessa mão de obra no mercado de trabalho. “O poder público entra justamente como um parceiro importante para que a gente possa auxiliá-los, qualificando-os e reinserindo-os no mercado de trabalho para que eles não voltem ao crime. Isso é a sociedade dizendo: nós estamos lhe dando uma nova oportunidade”, concluiu.

Fotos: Tacio Melo

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.