Educação inclusiva: Oficina inédita de dança para cadeirantes
Como parte das atividades do 5º Festival Amazonas de Dança (FAD), o Governo do Amazonas realizou na segunda-feira uma oficina de dança para cadeirantes. O trabalho é inédito no Estado e foi ministrado pela representante da Confederação Brasileira de Dança em Cadeiras de Roda (CBDCR), Luciele Ribeiro.
Com um público formado, em sua maioria, por profissionais de dança, fisioterapia e arte-educação, o curso ofereceu técnicas específicas para o ensino da dança a pessoas com deficiência. Segundo Luciene, é importante incentivar esse tipo de trabalho, principalmente por ele garantir aos praticantes melhoria na qualidade de vida.
“A arte vai ser uma ferramenta nessa proposta da educação inclusiva, como elemento para proporcionar ao indivíduo a cidadania”, destacou a professora. Ela elogiou a iniciativa do Governo do Estado em realizar a oficina e destacou a possibilidade da realização do Campeonato Brasileiro de Dança em Cadeiras de Rodas em Manaus, no próximo ano.
O professor de dança de salão, Enderson Araújo da Silva, que há três anos dá aula em uma academia na zona centro-sul de Manaus, foi um dos participantes da oficina. Ele disse ter se interessado pelo ensino da dança para pessoas com deficiência após assistir a um vídeo na internet.
“Como tinha interesse, uma amiga me avisou sobre a oficina e eu resolvi participar, para aprender um pouco. Eu também pretendo, no próximo ano, fazer um curso da Confederação, para dar aula especialmente para deficientes”, revelou.
Festival de Dança
A 5ª edição do Festival Amazonas de Dança foi realizada neste ano em Manaus e em Novo Airão. Em Manaus, as apresentações aconteceram no dia 31 de agosto no Teatro Amazonas, com a apresentação dos espetáculos “Mistura de Ritmos”, do Grupo de Dança da Melhor Idade do Liceu de Artes Cláudio Santoro; “Missa Cabocla/ Arraial/ Amazônia”, do Balé Folclórico do Amazonas; “Milongas”, do Corpo de Dança do Amazonas e “(Des) vestidos”, da companhia Experimental de Dança Waldete Brito.
Em Novo Airão, as apresentações foram realizadas dos dias 4 a 7 de setembro. Entre os espetáculos selecionados estava o grupo convidado Roda Viva. Entre as apresentações de abertura estavam “Missa Cabocla/ Arraial/ Amazônia”, do Balé Folclórico do Amazonas e “Mistura de Ritmos”, do Grupo de Dança da Melhor Idade.
CRÉDITO DAS FOTOS: ALFREDO FERNANDES/AGECOM

ASSUNTOS: Amazonas