Compartilhe este texto

Coiote e comparsa são condenados por levar estrangeiros por Tabatinga aos EUA

Por Portal Do Holanda

30/05/2025 9h13 — em
Amazonas


Tabatinga (AM) / Foto: Reprodução - Prefeitura de Tabatinga

Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) informou que obteve na Justiça Federal a condenação de duas pessoas denunciadas por integrarem organização criminosa transnacional e promoverem migração ilegal, além de supressão de documentos e lavagem de dinheiro. Os réus foram condenados a penas que variam de três a 28 anos pelo crime de levar estrangeiros para os Estados Unidos, usando a cidade de Tabatinga, no Amazonas, como um ponto estratégico de passagem. 

Segundo a denúncia, entre novembro de 2019 e agosto de 2020, os réus e ao menos dois outros estrangeiros integraram uma organização criminosa internacional dedicada à promoção de migração ilegal, além de possibilitar, para pessoas interessadas, a entrada ilegal nos Estados Unidos, passando pelo Brasil.

Um dos réus atuava como coiote, responsável por receber estrangeiros em Tabatinga. Além de tradutor, ele também suprimia os documentos das pessoas, impedindo possíveis fugas e lavava o dinheiro proveniente da ação criminosa.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou que, entre janeiro e fevereiro de 2019, o réu movimentou R$ 2.724.423 em suas contas bancárias. Durante interrogatório, o réu alegou que os valores eram provenientes da venda de roupas usadas, mas não apresentou nota fiscal, contrato social, livro contábil ou qualquer documento que comprovasse a origem dos recursos. 

O segundo réu também integrava a organização criminosa internacional, especializada em articular a migração ilegal de pessoas, em sua maioria asiáticos, aos Estados Unidos, passando por Tabatinga, cidade que faz fronteira com a Colômbia e o Peru. Ele era responsável por hospedar as pessoas em seu hotel, até que eles deixassem o Brasil rumo à América Central, em direção ao México e, posteriormente, aos Estados Unidos. Segundo o MPF, mais de 117 estrangeiros, em sua maioria vindos da Índia, Paquistão e Bangladesh, passaram por seu hotel entre 2019 e 2020. 

As investigações do caso ocorreram na Operação Chandratal, deflagrada pela Polícia Federal no Amazonas para desmantelar organização criminosa transnacional especializada na promoção de migração ilegal, com atuação significativa em Tabatinga, região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

 

Com informações do MPF


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas