'Coiotes' que levavam brasileiros ilegalmente para os EUA são alvos de operação no Amazonas
Manaus/AM - A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (13), a operação “Yankee” que teve por alvo um grupo criminoso suspeito de faturar R$16,5 milhões por levar migrantes ilegais do Brasil para os EUA por meio de "coiotes". A ação foi deflagrada nos estados do Amazonas, Rondônia, Tocantins e Goiás.
A ação integrado contou a participação da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
Segundo a PF, uma empresa de viagens e turismo no município de Buritis (RO) era utilizada para operacionalizar o esquema e lavar o dinheiro adquirido de forma ilegal.
A empresa emitia passaporte, comprava as passagens e dava auxílio nos voos dos migrantes com destino ao México. De lá, eles cruzam a pé a fronteira com os Estados Unidos.
Os agentes cumpriram 10 mandados de busca e apreensão, além da prisão da prisão preventiva de cinco investigados e a prisão domiciliar de uma pessoa. Um dos suspeitos está foragido nos EUA.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de organização criminosa, contrabando de migrantes e lavagem de dinheiro.
ASSUNTOS: Policial