Ciências Forenses são tema de jornada acadêmico-profissional

Por Portal do Holanda

15/10/2015 7h34 — em Amazonas

Manaus/AM - A busca por respostas na elucidação de crimes está cada vez mais ligada à materialidade. DNA, imagens de uma cena de crime, comparação de projéteis de um crime com arma de fogo tem a capacidade de responder com clareza as perguntas que a Justiça pode ter no processo absolvição ou culpa de um indivíduo.

Com o objetivo de difundir e discutir as atividades que dependem dessas ciências, a Universidade do Estado do Amazonas, por meio da Escola Superior de Saúde (ESA/ UEA), realiza a I Jornada de Ciências Forenses, que está com inscrições abertas. O evento acontece nos dias 15 e 16 de outubro, no Auditório da ESA/UEA. A realização tem apoio do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (Sinpoeam).

“O grupo de Pesquisa em Ciências Forenses do Amazonas ligado ao CNPq constituído por pesquisadores vinculados a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Departamento da Polícia Técnica Científica/AM (DPTC/AM) propôs a I Jornada de Ciências Forenses com o objetivo de difundir o conhecimento sobre a atividade forense no Estado do Amazonas,  baseado numa ampla variedade de áreas diferentes que trabalham em conjunto para apoio à resolução de problemas judiciais ou sociais”, explicou a a Perita Criminal e Professora da UEA, Simone Soares.

Dentre os palestrantes incluem Peritos Oficiais do Amazonas e pesquisadores  da UEA e UFCSPA/PUCRS que apresentarão casos e teorias que foram necessárias na realização do seu trabalho, Entre os temas estão Palestra: “Genética Forense na Investigação de Crimes Sexuais”, Palestra: “Identificação Humana através de Impressões Papilares/Pós – Morte” e “Valor Probatório do laudo necroscópico no Processo Penal”. Palestra: A importância da craniometria na criminalística”. Perícia em foco

No começo do mês de outubro, o curso de Direito do Centro Universitário do Norte (Uninorte), realizou o Seminário de Perícia Criminal, com abordagem acadêmica sobre várias áreas da perícia, com foco na atividade e seu impacto no trabalho dos futuros operadores do direito formados pela Faculdade.

Aspectos técnicos e uma análise simulada de local de crime foram realizadas para explicar como funciona o trabalho dos profissionais da área.

“O SINPOEAM sempre está disposto a apoiar e fazer parte de iniciativas que busquem melhorias para o trablahos dos peritos. É só com o conhecimento da população sobre a atividade que chegaremos no patamar que o Amazonas precisa”, declarou Marcelo Muratore, presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (Sinpoeam).

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas