Aeroporto e porto de Parintins registram movimento recorde no Festival
Até a manhã de ontem, terça-feira (2), no Porto de Parintins o tráfego de passageiros era intenso. A previsão é que hoje, quarta-feira, cinco navios que saíram na madrugada no dia 1º de julho, retornem a Parintins para buscar outros passageiros. “O movimento de saída dos passageiros que vieram prestigiar o Festival iniciou ainda na madrugada do dia primeiro. Ontem pela manhã muitas pessoas deixaram a Ilha pelo porto de Parintins”, declarou a responsável pelo porto Gildete Prado. Na semana do Festival Folclórico de Parintins 2013 atracaram no Porto de Parintins 118 embarcações a maior parte de grande porte vindas principalmente de Manaus ou Santarém.
No total desembarcaram 10.674 passageiros. A operação bois-bumbás durante os dias do festival foi tranquila. “A operação ocorreu dentro da normalidade. Não tivemos registro de nenhuma ocorrência na orla do porto que pudesse afetar negativamente a operação boi-bumbá”, concluiu Gildete. De acordo com a Marinha do Brasil, em torno da Ilha de Parintins, foram atracadas 327 embarcações.
Aeroporto
O aeroporto Júlio Belém também teve um aumento significativo de aeronaves e passageiros chegando à cidade no período do Festival de Parintins. Do dia 22 de junho a 1º de julho foram registradas 544 operações de pousos e decolagem de aeronaves, com mais de 12. 334 passageiros passando pelo saguão de embarque e desembarque do aeródromo local.
De acordo com o administrador do aeroporto municipal, Paulo Pessoa, o prefeito Alexandre da Carbrás determinou todo o empenho das equipes que estiveram atuando no aeroporto. Paulo Pessoa agradeceu em nome do chefe do executivo aos órgãos envolvidos no aeroporto como ANAC, Infraero, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e a todos os funcionários do aeroporto que fizeram da operação 2013 um sucesso. Agora as equipes do aeroporto Júlio Belém se preparam para receber os visitantes para a maior festa religiosa do Baixo Amazonas, a Festa de Nossa senhora do Carmo.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil