4 kg de ouro são apreendidos pela Alfândega do Porto de Manaus

Por Portal do Holanda

10/03/2016 17h52 — em Amazonas

Manaus|AM - A Alfândega do Porto de Manaus apreendeu, aproximadamente, 4 kg de ouro bruto sem documentação fiscal regular, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE-Manaus), na Avenida Senador Raimundo Parente, Flores. O valor estimado do ouro apreendido é de R$ 400 mil e a encomenda tinha como destino uma loja de fabricação de jóias em São Paulo.

A legislação nacional prevê que o ouro, quando não acompanhado por documentação fiscal regular, deverá ser objeto de apreensão pela Secretaria da Receita Federal. Além disso, determina a aplicação de pena de perdimento aos produtos quando encontrados em poder de vendedor ambulante ou estabelecimento não inscritos no Cadastro - Geral de Contribuintes do

Ministério da Fazenda ou cuja origem não for devidamente comprovada.

Os Auditores-Fiscais da Receita Federal informaram que a posse de ouro (mercadoria), sem comprovação de origem, é um forte indício de cometimento de diversos crimes, dentre os quais se destacam os crimes contra a ordem tributária e crime ambiental de garimpo ilegal.

Cabe ressaltar, ainda, que é considerado contrabando a saída de mercadorias da Zona Franca sem a autorização legal expedida pelas autoridades competentes. Por isso, a Alfândega do Porto de Manaus mantém uma fiscalização constante nos Portos e Correios da cidade.

A mercadoria encontra-se sob custódia da Caixa Econômica Federal e a Receita Federal está apurando os fatos para, se cabível, aplicar as sanções previstas na legislação, recolhendo os tributos devidos e realizando a representação fiscal para fins penais dos responsáveis pelo ouro.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas